W.A. Mozart - Oboenspitze

A série Oboenspitze (que pode ser traduzido do russo como Super Oboé) apresenta um repertório genial de obras de Mozart, algumas das quais são transcrições para oboé de composições originalmente feitas para cordas.
Por enquanto, a série conta com dois volumes gravados em Super Audio híbrido. O oboé solo é sempre executado por Alexei Utkin, acompanhado pela Hermitage Chamber Orchestra (composta por cordas, pares de oboés e cornetas, além do cravo), fundada em 2000 por alunos graduados do Conservatório Tchaikovsky - de onde Utkin é diretor.


O primeiro volume contém um arranjo para oboé, violino, duas violas e violoncelo do conhecido Quinteto de Cordas em Sol menor do compositor. A substituição do violino principal pelo oboé destaca a melodia e faz com que a obra ganhe um contraste delicioso. O disco ainda conta com concertos para sopro e orquestra.


O segundo lançamento segue o mesmo estilo. O Quinteto No.2 foi transcrito de forma que o oboé é acompanhado de um quarteto de cordas, porém com duas violas ao invés de dois violinos.
A segunda parte do disco é simplesmente irresistível: a Sinfonia concertante, tendo o violino e a viola substituídos pela flauta (tocada por Maria Chepurina) e o oboé. A combinação não tinha como funcionar melhor.

A gravação de altíssimo nível e resolução é feita pela Polyhymnia, que também realiza a maioria das gravações DSD da PentaTone.
A ousadia de Utkin em gravar transcrições de tão clássicas obras deu certo e se concretiza, ganhando vida e solidez, com a performance indiscutivelmente bela e habilidosa do músico.

Site do produto: Volume 1, Volume 2

Nenhum comentário: