Smyth Virtual Surround


Muitos dizem que a audição com fones de ouvido é vantajosa pela resolução e por permitir maior grau de intimidade com a música, mas que esses não conseguem reproduzir o mesmo palco sonoro dos altofalantes, nem a tridimensionalidade de um sistema multicanal (salvas as boas gravações binaurais).

Imagine agora como seria combinar todas as vantagens do fone de ouvido com a sensação de distância e posicionamento exata de um home theater bem montado.

Se depender dos Drs. Michael e Stephen Smyth, isso está perto de se tornar realidade. Ou melhor, já se tornou.
Estamos falando do Smyth Virtual Surround, ou simplesmente SVS. Trata-se de uma tecnologia simples e inteligentíssima, que se bem implementada traz resultados promissores: consegue replicar, através de fones de ouvido, o som de qualquer sistema de até oito canais.

Como isso é possível?

Tudo começa com um processo de calibração personalizado. O usuário senta numa sala de audição munida com o aparelho SVS, e insere um microfone em cada ouvido, como se fossem fones in-ear. O SVS gera tons de 20Hz a 20KHz para cada um dos altofalantes e capta o sinal que chega aos ouvidos, pelos microfones de calibração. Esse processo é realizado quando o usuário olha para frente e é repetido por duas vezes: com a cabeça direcionada para o canal frontal esquerdo e, em seguida, para o direito.
O resultado do processo é uma leitura completa de como cada faixa de freqüência, reproduzida por cada um dos canais de áudio, são modeladas até chegarem ao destino final: o canal auditivo. Ou seja, o SVS é capaz de quantificar precisamente como a estrutura física das orelhas e da cabeça afeta as ondas sonoras advindas de diferentes posições. Essa estrutura difere para cada indivíduo, o que torna a calibração extremamente personalizada.

Numa segunda fase, o usuário coloca seu fone de ouvido sobre a cabeça, ainda com os microfones inseridos nos ouvidos. O SVS enviará tons, dessa vez para o fone, aplicando uma compensação para que o som proveniente do fone tenha o mesmo volume daquele dos altofalantes. Ou seja, é feita uma equalização do fone, para que soe igual ao sistema multicanal.
Pronto! A calibração estará então concluída, e dura aproximadamente dois minutos. O seu perfil digital poderá ser gravado no próprio aparelho ou num cartão de memória, e o arquivo totaliza aproximadamente 1MB.


Perceba que não é captada somente a influência anatômica dos ouvidos no som. O timbre dos altofalantes, posicionamento, a acústica da sala, reflexões na parede, todos darão suas contribuições. Em outras palavras, o SVS replica o som para um indivíduo específico, e numa sala de audição específica!
É possível, então, levar o aparelho para qualquer outro ambiente, ligar no seu player e experimentar qualquer filme ou música multicanal (ou até mesmo estéreo), como se estivesse sendo reproduzida na sala utilizada durante a calibração.

Para deixar a experiência ainda mais realista, os irmãos Smyth adicionaram o Head-Tracking, um transmissor infravermelho que se acopla ao topo do arco do headphone. Um receptor é posicionado à frente do usuário (na parte superior da tela da TV, por exemplo) e detecta os movimentos laterais da cabeça. Assim, mesmo virando o rosto para os lados, a sensação é de que os altofalantes permanecem fixos, cada um em sua posição. Se não houvesse tal dispositivo, iria parecer que sala gira junto com a cabeça.

A tecnologia vem sendo desenvolvida há anos e o primeiro protótipo foi apresentado publicamente em 2004. A versão comercial está sendo prometida para este ano e a previsão é de que custe aproximadamente US$ 3.000,00. Isso inclui um headphone eletrostático Stax e seu amplificador.
A calibração não será obrigatória: alguns perfis pré-configurados utilizando um dummy head (cabeça artificial que imita a anatomia humana, utilizada em gravações binaurais) e algumas salas "padrão" de diferentes dimensões virão na memória do aparelho.

O aparelho foi apresentado este ano no encontro internacional da comunidade on-line Head-Fi. Clique aqui para detalhes e comentários. Veja também um vídeo gravado durante o evento, mostrando o funcionamento do SVS e alguns depoimentos.

No AVS Forum, foi postado um review de testes do protótipo.

Finalmente, o site do engenheiro de gravação Barry Rudolph, que experimentou o sistema e dá seu depoimento, descrevendo brevemente a tecnologia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessantissimo! Por US 3k, nao é tão caro, visto que vem um Stax de brinde!

Hugo disse...

Também não acho que seja um preço exagerado.
É bom lembrar também que ao comprar o produto, se paga por anos de pesquisas e desenvolvimento.
Mas nada nos impede de esperar que o preço baixe com o tempo, ou até mesmo com versões mais simplificadas do aparelho.

Anônimo disse...

Aliás, pensando longe, esta tecnologia pode estar embarcada nos futuros amps de fones, visto que deve ser um chipzinho DSP. Nada impede também que seja feito via software, o que tornaria ainda mais barato.