Grado HP-1000 e Headphile HP3000


"No final da década de 80, Joseph Grado começou o desenvolvimento do que iria se tornar o primeiro headphone dinâmico verdadeiramente high-end. A introdução dos headphones Joseph Grado Signature Series foi um evento importante na evolução do design do headphone. O processo esmerado de design do Joseph Grado, combinado com aproximadamente meio século de experiência na manufatura de dispositivos de áudio, surpreendeu até os mais críticos articulistas. Joseph extendeu o desempenho do headphone a níveis anteriormente alcançados somente pelos melhores sistemas de alto-falantes, nas áreas de dinâmica, controle, precisão harmônica e qualidade de grave. No processo, ele mais uma vez criou uma categoria completamente nova: headphones de verdadeira qualidade audiófila."

É o que conta a página da Grado Labs. E não é exagero deles. O HP-1000, que é citado no texto acima como "Signature Series", foi um grande marco na história da audiofilia e encorajou muitos outros fabricantes a desenvolverem headphones cada vez mais precisos.

Joseph Grado, à direita utilizando o HP-1000, tinha motivos para se orgulhar da sua criação. É considerado por muitos o headphone que não possui nenhuma assinatura sônica. Na época, diz-se que ninguém havia ouvido headphone tão claro e transparente. É de conhecimento geral, também, que os projetistas eletrônicos conseguiam discernir facilmente a diferência entre resistores, capacitores e cabeamento utilizando o HP-1000. O fone contentou também os engenheiros de estúdio, retratando as gravações com precisão, exatamente como capturadas.

Porém, o HP-1000 era caro e o mercado de então era muito restrito. O fone saiu de linha e a Grado Labs chegou perto da falência, antes que o sucessor John Grado assumisse a companhia e lançasse uma nova linha de produtos, que obteve bastante sucesso. Ainda hoje, o HP-1000 é bem popular entre os experts em fones de ouvido, e ainda circula no mercado de usados. Alguns ainda dizem que nada chega perto dele em termos de neutralidade e linearidade do transdutor, livre de qualquer tipo de coloração.

Mas o HP-1000 tem alguns pontos fracos. É feito de alumínio, que combinado com a falta de flexibilidade do arco de metal, exerce muita pressão na cabeça do usuário. Além disso, é supra-aural e a espuma sobre o ouvido não é do agrado de todos.

Para torná-los mais confortáveis, o Larry da Headphile resolveu modificar um pouco (ou melhor, um bocado) o fone. Ele aproveitou os drivers do HP-1000, montando-os dentro da armação de um Sony CD3000. A armação do CD3000, com design circum-aural, é extremamente confortável, além de robusta e bem acabada com materiais de primeira e a Sony disponibiliza a peça à venda para fins de reposição. A criação do Larry foi batizada de HP3000. Para as conchas montadas na armação (mais conhecidas como earcups), o Larry abusou da sua habilidade com madeira, que afinal é sua especialidade. No centro dos earcups de madeira, telas de metal para conseguir um som mais arejado e natural. Para finalizar, cabos de prata feitos sob medida.

O produto acabado é o colírio que se vê na foto acima. Não é a foto de um mero produto, é o retrato da busca pela excelência em reprodução musical e da paixão por fones de ouvido.

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